terça-feira, 29 de março de 2016


Os Centros de História da Família (CHF) são locais de pesquisa genealógica ligados à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em 2015, havia mais de 4 800 CHF em 134 países, sendo coordenados pela entidade denominada FamilySearch, cuja sede localiza-se na cidade de Salt Lake City (Utah) nos Estados Unidos da América.
Fundada em 13 de novembro de 1894, a
Sociedade Genealógica de Utah, hoje FamilySearch, através dos Centros de História da Família, disponibiliza um gigantesco banco de dados genealógico, possivelmente o maior do mundo desta natureza. São mais de dois mil milhões de microfilmes que reproduzem os seguintes registros: assentos de registro civil (registros de nascimento, casamento e óbito)assentos de registro paroquial (registros de batismo, casamento religioso e morte) censos de população:

· listas de passageiros de navios
listas de hospedarias de imigrantes

· livros sobre temas da genealogia (livros de famílias ilustres, brasonários etc.)
Os
CHF normalmente são geridos por voluntários Mórmons
e são abertos a todos os cidadãos, independentemente da sua religião
respectivos sobrenomes ou apelidos. A definição mais abrangente é "estudo do parentesco". Como ciência auxiliar, desenvolve-se no âmbito da "História de Família", onde é a peça fundamental subsidiada por outras ciências, como a sociologia, a economia, a história da arte ou o direito.
É também conhecida como "ciência da História da Família" pois tem como objetivo desvendar as origens das pessoas e famílias por intermédio do levantamento sistemático de seus antepassados ou descendentes, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos interfamiliares.
Tal levantamento pode ser estendido aos descendentes como aos ascendentes de uma determinada figura histórica sendo muitas vezes difícil classificar os nomes de família por causa das mudanças de ortografia e pronúncia com o passar do tempo. Várias palavras antigas tinham significados diferentes na época, ou hoje em dia não são mais usadas. Muitos nomes de família dependeram da competência e discrição de quem os fez no ato do registro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário